Globo de Ouro 2013: Briga boa para Melhor Atriz em Comédia

January 4, 2013

por: Laís Menini

em: Premiações

indicadas ao globo de ouro de melhor atriz 2013

Há quase um mês a associação dos críticos de Hollywood anunciou a lista dos indicados ao Globo de Ouro 2013, um documento que sempre gera muita polêmica – principalmente porque a audiência sempre acha injusta a nominação de quase metade da lista, além de também não achar justa a ausência de muitos nomes. Devo confessar que nesse ano a lista não me empolgou muito, não, mas eu identifiquei de imediato uma categoria onde meu coração estará bastante dividido na torcida durante o dia 9 de janeiro: a premiação de melhor atriz em série de comédia.

O ano de 2012 trouxe duas grandes novidades para a televisão, que foram os seriados New Girl e Veep – e prova disso é que suas protagonistas, vividas por Zooey Deschannel e Julia Louis-Dreyffus, respectivamente, caíram no gosto do público a ponto de elas terem sido indicadas ao Emmy deste ano e ao Globo de Ouro 2013. Além delas estão na categoria “melhor atriz em série de comédia” Lena Dunham, de GIRLS, Tina Fey, de 30 Rock, e Amy Poehler, de Parks and Recreation. Eu só não conheço a última série (shame on me), mas já vi várias participações especiais da atriz, inclusive em 30 Rock, e ouso dizer que essa seja, talvez, a categoria mais difícil dessa edição do Globo de Ouro.

Ah, inclusive Tina Fey e Amy Poehler vão ser as apresentadoras dessa edição da premiação.

Mas vamos às críticas.

Pra falar a verdade eu ainda não entendi como GIRLS foi parar em série de comédia. O seriado, protagonizado e escrito por Lena, é pesado, e sua densidade o faz estar muito, mas muito mais, para o drama do que para a comédia propriamente dita – comédia onde, na minha opinião, Tina Fey reina absoluta. É a melhor escritora, roteirista, atriz e piadista do ramo do humor da atualidade e e merece levar mais um Globo de Ouro para casa, já que o mundo se despede esse ano de 30 Rock, que está em sua última temporada.

Correndo por fora, competindo pau a pau com Tina, está Julia, que roubou meu coração em Veep, mostrando que ela está mais inteligente, mais seletiva e muito mais comediante do que em Seinfield e The New Adventures of Old Christina. Ah, e muito mais em forma também! Quanto mais velha mais linda ela fica… Óbvio que seu papel de Elaine foi o grande trunfo de sua carreira, mas Veep não pode deixar de ser vista como uma das séries mais promissoras que a HBO lançou ultimamente. E, por isso, acho que ela também é grande merecedora.

Amo Zooey e já falei 800 vezes o quanto a acho a pessoa mais linda e fofa desse universo, mas é justamente por isso que eu acho que não tem como ela ganhar um prêmio desse, competindo com pessoas do calibre de Tina e Julia. Afinal, é muito fácil interpretar sempre o mesmo tipo de papel: o de inocente, meiga, sempre linda, sem nenhuma característica marcante. Não me entendam mal: acredito que Zooey é uma artista completa (canta, dança e representa), mas se ela ganhar o prêmio de comédia por interpretar uma insossa Jessica, se comparada a Selina Mayers ou Liz Lemmon, algo está errado.

Mas, de fato, acho que quem leva essa é Parks and Recreation. Afinal, o Globo de Ouro tem a manha de premiar sempre as séries que eu ainda não vi, e além disso já ouvi muitos elogios sobre essa produção. Mas uma coisa é certa: o público já ganha um alento por nenhuma das séries dessa categoria ser a de comédia ao vivo, que virou um grande caça-níqueis estado-unidense. As produções escolhidas para competir com sua melhor atriz primam sempre pela inteligência, pelo humor ácido e pelo sarcasmo, que é justamente o humor que está faltando em um mundo politicamente correto – e chato – como o que a gente vive atualmente.

Sobre: Laís Menini

Laís Menini é amante do bom futebol, da boa cerveja e criadora do Sérieterapia. Viciada em histórias televisionadas desde sabe-se lá quando, acompanha mais de 40 séries e é igualmente compulsiva com livros. Nas horas vagas, brinca de fazer comunicação na 5seleto e é redatora web.

Comentários:

Leave a Reply

''